Skip to content

Encontro Nacional do Portal do Software Público

05/11/2009

Entre os dias 27 e 30 de outubro foi ralizado em Brasília o I Encontro Nacional do Portal do Software Público e o I Encontro Nacional de Tecnologia da Informação para os municípios brasileiros. Para quem não tem uma equipe grande e já realiza uma série de atividades em conjunto, para nós realizar um evento teve uma sensação parecida com a de um parto. Afinal, dificuldade é a palavra que melhor descreve o nosso evento, uma vez que até a véspera não tínhamos lugar para realizá-lo, mas depois que acontece a felicidade surge espontaneamente.

Para mim, o mais importante de tudo o que aconteceu durante a semana foi, principalmente, uma coroação e um prêmio para um amigo que merece tudo de bom, Sr. Luis Felipe Costa, que tem como principal qualidade a capacidade de agregar pessoas. Quando tudo parecia que ia dar errado, também a visão de nossa diretora, Nazaré Bretas, de pedir ajuda para as pessoas certas na hora certa também deve ser louvada. Afinal, ela conseguiu financimamento para o evento na Sexta-feira, sendo que começava na Terça e Segunda era feriado em Brasília. Não posso deixar de citar, é claro, o empenho e vontade do Sr. Corinto Meffe, nosso chefe, em acreditar e trabalhar para que o evento aconteça.

Na parte das apresentações, como não vi muitas, vou deixar para quem quiser comentar. Posso falar das que participei, principalmente do encontro com os empresários para discutir modelos de negócios e da minha conferência, da comunidade OpenACS. Todos os eventos foram um sucesso, dada a qualidade das discussões e o legado que vai sendo construído lentamente. Afinal, fazer um fórum como esse nunca é em vão, e discussões de alto nível sempre mexem com a cabeça das pessoas. A parte negativa é ainda perceber que muitos empresários não conseguiram entender o modelo de mudança que o Software Público propõe. Mas, como bem disse Benkler nessa apresentação aqui, quando há uma mudança muito radical as forças dominantes lutam para manter-se no poder até esgotar-se, mesmo sabendo que será em vão. Ou você ainda acredita no futuro da indústria de venda de CD?

Em comparação aos eventos tradicionais, enxerguei muitos dos erros de sempre (fazendo um pouco de auto-crítica) e alguns acertos que acredito serem inerentes ao nosso modelo. O que pretendo mudar para o próximo ano, caso ainda esteja à frente do Projeto, é descentralizar a organização do evento distribuindo atribuições a todos os membros da Coordenação, tornando mais clara a divisão de tarefas. Também acho que o modelo tradicional de encontro de comunidade está falido, e precisamos pensar em algo que seja mais construtivo. Mas essas são questões que vamos analisar na reunião de avaliação da Coordenação, que não deve demorar muito.

Enfim, muito obrigado a todos os que colaboraram para que o nosso evento fosse um sucesso total. Para quem não foi, junte-se a nós no ano que vem. Os links do Projeto:

www.softwarepublico.gov.br – Portal do software Público Brasileiro

www.softwarepublico.gov.br/4cmbr – Espaço de colaboração para os municípios brasileiros (4CMBr)

Obs.: 1) Estou morrendo de inveja dos ganhadores do prêmio ação coletiva. Um MacBook! PQP!

2) Sim, o Brasil XXI é caro. Mas é cômodo pra carambra pra organizar o evento.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: