Skip to content

Conferência Internacional da Comunidade OpenACS

05/11/2009

Sim, apesar de muitas dificuldades, conseguimos realizar a Conferência Internacional da comunidade OpenACS em Brasília, Brasil. O mais importante é que os objetivos foram alcançados: conseguimos fazer algum barulho e divulgar bastante a ferramenta. A parte negativa é que, as pessoas que mais precisam e insistiram para que a gente realizasse uma discussão de alto nível, não apareceram. Mas não falo que não apareceram no sentido de não terem ido à conferência, falo no sentido de terem desaparecido mesmo. Me perturbam querendo informações e treinamento e, quando há uma oportunidade como essas, simplesmente desaparecem. Mas tudo bem. Da próxima vez que me perguntarem vou simplesmente dizer que já foi discutido na Conferência, que eu convidei, mas como não estavam lá para ouvir, não vou repetir.

Aborrecimentos de minha parte de lado, acho que as apresentações foram tecnicamente e praticamente muito boas. Os temas discutidos foram de alto nível, e todos os palestrantes se mostraram bastante preparados para o que estavam dizendo lá. Gostaria de agradecer sinceramente ao Sr. Rocael Hernandez e ao Sr. Carl Blesius, pela paciência e disposição em fazer uma viagem tão longa quanto essa. Ainda assim, acho que os resultados que eles viram que podemos alcançar aqui são muito maiores dos que imaginados previamente.

O Painel sobre Gstão do Conhecimento também foi um ponto alto, e me impressiona como cada vez mais as pessoas querem conhecer o Projeto Coptec dos Correios, principalmente no que diz respeito ao planejamento. Isso me deixa até certo ponto preocupado, ao perceber que, assim como acontece no Portal do Software Público, há uma preocupação muito grande com o que acontece em cima e uma despreocupação quase que total com a base do sistema. Afinal, desde que o Landim saiu de lá eles continuam sem um suporte técnico especializado, e por ser um código muito customizado torna-se muito difícil de manter. O que aprendo com isso é que os projetos têm que se preocupar com a continuidade, e nesse a absorção da tecnologia é bastante importante.

Saio com a convicção de que temos um longo caminho a percorrer, mas estamos diante de um daqueles momentos onde os próximos movimentos serão decisivos. A relevância que o OpenACS tem como tecnologia pode tanto aumentar quanto diminuir; vai depender de uma série de fatores, entre eles uma abertura maior da comunidade internacional e a manutenção dos projetos que temos no Ministério do Planejamento. O fato é que precisamos crescer profissionalmente, tanto em estrutura quanto em profissionais, e precisamos traçar um caminho que nos leve até lá. Vejo com muito otimismo o feedback recebido pelo Rocael e pelo Carl, e nesse ponto só me resta trabalhar para que as coisas aconteçam da melhor maneira para todos os envolvidos. Contudo, algumas coisas não mudaram e não mudarão nos próximos anos:

  1. Continuamos tendo a melhor tecnologia do mundo para Gestão do Conhecimento e comunidades de prática;
  2. A capacidade modular do OpenACS permanece campeã. Não existe outra aplicação que seja tão fácil integrar novos módulos;
  3. A produtividade para desenvolvimento continuará sendo espantosa;
  4. A tecnologia continua sendo um problema e uma solução. Continua tendo gente que reclama do TCL e do AOLServer, mas ainda não existe uma integração que seja tecnicamente mais completa;
  5. A comunidade está crescendo, e deve continuar crescendo nos próximos anos;
  6. O Governo Brasileiro vai continuar utilizando. Se vai crescer ou não, o futuro a Deus pertence.

É isso. Completem suas impressões na área de comentários.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: