Skip to content

A Privacidade nas Redes Sociais

04/08/2009

Assistindo à palestra que o Mark Zuckerberg fez na FGV hoje ao vivo pelo facebook descobri duas coisas importantes:

  1. O facebook é incomparavelmente melhor que o Orkut. Não dá nem pra iniciar uma discussão.
  2. Estou cada vez mais convencido de que a informação é a arma mais importante do novo milênio.

Acredito sinceramente quando o Zuckerberg disse que o mais importante para eles é que “a informação fornecida pelo usuário é do usuário”, e ainda quando ele garantiu que “o importante é que todos possam escolher quais informações devem divulgar através das suas opções de privacidade”. Contudo, hoje ele é o presidente da empresa, mas e daqui a 10, 20 ,30, 100 anos? E quando essa decisão não lhe couber mais, e sim aos acionistas que estarão certamente interessados no lucro?

Não há dúvidas que com o poder das aplicações de redes sociais é possível entender claramente todos os desejos de cada um dos usuários, além de poder conhecer o seu comportamente, o que vale muito mais. Qualquer empresa de vendas teria muito interesse nessas informações, como o Google já aprendeu a utilizar para publicar anúncios, mas qual o limite entre propagand efetiva e invasão de privacidade? Posso dizer que ainda não sei a resposta para essa pergunta, mas não tenho nenhuma dúvida que o melhor juiz para essa questão não é o Mercado.

Pessoalmente, não me preocupo tanto com as redes sociais, pois não considero minha privacidade uma coisa tão importante. Afinal, não tenho nada a esconder. Sei que posso me arrepender de estar dizendo isso hoje em algum tempo, quando a invasão for tão grande que vai nos incomodar a todos, mas não é por isso que vou deixar de usar as redes. Pra mim, é a melhor forma de me expressar e comunicar-me com meus amigos, mas tenho sempre o cuidado de tentar não comprometer nenhuma informação vital para a minha vida, como números de telefone e cartões de crédito. Se isso é suficiente? Sinceramente, não tenho a menor ideia.

Deixe um comentário

